O ato da leitura apresenta benefícios em diferentes aspectos de nossas vidas. A Neurociência, as Ciências Cognitivas e a Psicologia Evolucionista podem contribuir em dois contextos distintos e intercambiáveis: 1. A leitura enquanto papel fundamental em todo processo educacional e treinamento e suas implicações no desenvolvimento humano; 2. A leitura enquanto substrato emocional e social, contribuindo para diminuição dos efeitos do estresse, na prevenção e melhoria das doenças mentais e, na ampliação das capacidades de empatia e sociabilidade.
Decodificar símbolos e transformar os mesmos em imagens mentais, ou, imagens mentais em símbolos, são atos de grande complexidade para o cérebro e, envolvem diferentes áreas dos sistemas emocional, psicomotor e cognitivo. Assim como na escrita, a leitura constitui componente fundamental para a estimulação cognitiva e formação de reserva neural, com benefícios em praticamente todas as esferas da vida para aqueles que se envolvem e praticam essa atividade (Fernandez, Goldberg e Michelon, 2013). A reserva neural pode ser expressa como uma maior plasticidade do encéfalo, na formação e proteção do tecido nervoso e, consequentemente, menor impacto advindo do declínio cognitivo próprio da idade, dos efeitos deletérios do estresse, após lesões, em decorrência da carência de substâncias em algum momento da vida, do uso continuado de psicofármacos e outras substâncias psicoativas.
As diferentes estruturas textuais, narrativas, descrições de cenários, objetos, personagens e suas personalidades, comportamentos, ações e emoções estimulam vastas áreas do córtex, de estruturas subcorticais como amígdalas (emoções), hipocampo (memória semântica e autobiográfica), núcleos da base (motricidade fina e controle dos impulsos), facilitam a formação de novas memórias, promovem o controle dos impulsos ao acompanhar o texto, a narrativa, as descrições, as pontuações, a sequência do texto, que exige controle motor e cognitivo por parte do cérebro, sendo tais controles ampliados para outras atividades cotidianas.
Destacamos também que existem tipos de literatura que serão mais eficazes para tais benefícios, não é por acaso a relevância de autores da língua portuguesa como Machado de Assis, Eça de Queiroz, com suas longas descrições de cenários, contextos, objetos, pessoas e comportamentos, ou ainda, Guimarães Rosa, seus neologismos e regionalismos, enriquecem não só o vocabulário, mas também, a sintaxe, semântica, oferecendo diferentes universos existenciais. Romances históricos de Marguerite Yourcenar, como “Memórias de Adriano” ou “A obra em negro”, talvez o realismo mágico de Gabriel Garcia Marques, no universo de Macondo, em “Cem anos de solidão”, ou em “O amor nos tempos do cólera”, a lista é vasta, para ficar no universo adulto.
Um bom texto deve ao menos ampliar o léxico do leitor, exigir de seu cérebro novas avaliações. Um texto pode fazer com que o leitor deixe de viver seus dilemas pessoais e viver a vida de outros por alguns instantes, resolvendo problemas longe dos reais problemas e conflitos de suas vidas, fornecendo, muitas vezes, resoluções inesperadas aos desafios, naquilo que costumamos dizer “pensar fora da caixa”, que é pensar os problemas fora de seus contextos originais.
A leitura é uma habilidade adquirida e aperfeiçoada mediante o treino, muitos fatores, incluindo capacidades fonológicas, contribuem para o sucesso de sua aquisição. A criança aprende a associar sons bem conhecidos com símbolos do alfabeto e finalmente acessa o significado das palavras escritas, fazendo a correspondência entre grafemas e fonemas, entre letras e sons falados (Brem et. al., 2010). A literatura infantojuvenil também é vasta e rica mas, para ficar na questão das emoções, sentimentos, do mundo da empatia e sociabilidade, “O chapeuzinho amarelo”, de Chico Buarque de Holanda é um texto rico para trabalhar o medo, assim como, todos os livros da Ruth Rocha, com sua maneira especial de enriquecer o vocabulário das crianças e auxiliar na organização de seus mundos emocionais e sociais. A boa literatura infantil apresenta uma característica peculiar, a repetição de palavras, contextos, ideias, ao longo da narrativa, e isso explica também o motivo de crianças pequenas gostarem de ver os mesmos filmes e episódios várias vezes, ou de ler e ouvir as mesmas histórias repetidamente; como suas memórias conscientes ainda estão em formação, as crianças não constroem a narrativa por completo com uma única exposição mas, paulatinamente, organizam a história ao longo das inúmeras vezes que escutam, leem ou assistem algo. Por isso, palavras, sons, contextos, imagens se repetem nos textos infantis.
Estudos indicam que ocorrem mudanças comportamentais em indivíduos leitores, que demonstraram maior engajamento cívico (voluntariado, voto, doações). Também apresentaram aumentada empatia e melhor entendimento dos sentimentos dos outros, aumento nas atividades relacionadas à Teoria da Mente (Tamir et. al. 2016). Crianças entre 4 a 6 anos expostas à ficção infantil têm melhores performances na Teoria da Mente (Mar et. al., 2010), bem como, o uso de histórias com maior conteúdo emocional, social e psicológico prediz empatia e ajuste socioemocional. A Teoria da Mente é a capacidade que temos de espelhar o que se passa na mente de outra pessoa, intuir suas emoções, sentimentos, intencionalidades.
Importante destacar que os benefícios socioemocionais ocorrem apenas para a literatura ficcional de alta qualidade, livros que exigem das crianças a construção de suas próprias interpretações sociais. Um estudo onde adultos leram ficção para as crianças por uma semana demonstrou que a experiência promoveu mudanças positivas na empatia mas, somente quando havia um elevado conteúdo emocional nas histórias (Bal e Veltkamp, 2013).
A leitura de textos ficcionais com contextos sociais ativa as redes neurais padrões para habilidades sociais, em uma espécie de simulação social, simulação de cenas físicas vividas e simulação de pessoas e mentes (Tamir et. al. 2016).
Leitores de ficção possuem consistentes habilidades cognitivas sociais (Mar et. al. 2010). Historicamente, sociedades altamente literárias, especialmente sociedades que produzem literatura psicologicamente rica, funcionam mais empaticamente e são menos violentas que sociedades menos literárias (Pinker, 2013).
Ler é o principal componente de estimulação cognitiva (Fernandez, Goldberg e Michelon, 2013), é importante fator de proteção neural. Como escreve Aldous Huxley em “Admirável mundo novo”: “não se pode consumir muita coisa se se fica sentado lendo livros”, no que vale a leitura enquanto fator econômico do ponto de vista ecológico e pessoal. Os livros de ficção nos ensinam o universo do outro, de nossas relações sociais, nos preparam para aquilo que ainda não vivemos e para a alegria e sofrimento que percebemos para além de nós mesmos, gera empatia e compaixão, nos oferecem o tempo para as coisas que estão por vir. Nos melhoram enquanto indivíduos e enquanto sociedade. Leia para uma criança ainda não alfabetizada, estimule a leitura ficcional em crianças alfabetizadas e, leia romances sempre que puder, além de dar exemplo, sua saúde mental e a saúde do mundo que habita serão fortalecidas. Ler parece ser um grandioso ato de amor e paz.
Referências Bibliográficas:
BAL, P. M. & VELTKAMP, M. (2013) How does fiction reading influence empathy? An experimental investigation on the role of emotional transportation. PLoS One, 8(1), p.55341.https://doi.org/10.1371/journal.pone.0055341
BREM, S., BACH, S., KUCIAN, K., KUJALA, J. V., GUTTORN, T. K., MARTIN, E. RICHARDSON, U. (2010). Brain sensitivity to print emerges when children learn letter-speech sound correspondences. Proceedings of the National Academy of Sciences U S A, 107, 7939–7944. doi:10.1073/pnas.0904402107.
FERNANDEZ, A., GOLDBERG, E. MICHELON, P. (2013). The Sharp Brains Guide to Brain Fitness: How to Optimize Brain Health and Performance at Any Age. Washington, DC: SharpBrains. http://mybook.to/brainfitness. Retrieved January 15, 2015.
MAR, R. A., TACKETT, J. L. & MOORE, C. (2010) Exposure to media and theory-of-mind development in preschoolers. Cognitive Development, 25(1), pp. 69-78. https://doi.org/10.1016/j.cogdev.2009.11.002
PINKER, S. (2013). Os anjos bons de nossa natureza. São Paulo: Cia. das Letras.
TAMIR, D. I., BRICKER, A. B., DODELL-FEDER, D., MITCHELL, J. P. (2016). Reading fiction and reading minds: the role of simulation in the default network. Social cognitive and affective neuroscience, 11(2), 215–224. https://doi.org/10.1093/scan/nsv114.
Este texto é a prova de que quando falamos que contar histórias para as crianças, desde pequenas, é a melhor maneira de ajudarmos ela a desenvolver suas capacidades intelectuais, estamos certos, pois ele é o estimulador das áreas emocionais, psicomotor e cognitivo. O Simples ato de contar uma história faz nosso cérebro reproduzir estimulações que nem um outro ato irá desenvolver melhor.
Toda literatura é uma forma de expressão e está ligada à humanização e à inclusão de pessoas na sociedade. Nossa missão é a formação de mediadores de leitura fortalecendo ações de estímulo e assim desenvolver uma atitude de valorização e de respeito pela diversidade. A leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento das pessoas, e é através de nossas experiências e convivência com a sociedade que cabe ao professor oportunizar e fortalecer essa disposição crítica, levando suas experiências, formando um elo e estimulando esses valores de reflexão e convivência, tornando-se assim vencedores dentro dos nosso contextos de trabalho inseridos na grande sociedade.
Texto excelente ! Faz com que eu mesma faça uma reflexão sobre a leitura. Incentivadora , faço leitura para os meus e muito pouco para meu próprio conhecimento, no momento. Digo mais:É de fundamental importância que o indíviduo desde cedo adquira o hábito de leitura, abrindo-lhe as portas para um novo mundo cheio de conhecimento e possibilidades e para que ele adquira as habilidades necessárias para trilhar seus próprios caminhos e ser dono de seu destino.
É através da leitura, que abre-se as portas de um novo mundo para o indivíduo, um mundo constituído de muitas oportunidades, de uma condição de dignidade e inclusive um instrumento transformador de vida influenciando inclusive aspectos emocionais da pessoa que se sente motivada, envolvida e comprometida com a leitura e esse novo mundo de descobertas e de conhecimento.
Cassinéli de Lima – EMEF Professora Alderi Facchi- A leitura além de favorecer o aprendizado do aluno, aprimora a escrita, desenvolve a imaginação, o vocabulário, o raciocínio e a interpretação. Além disso é por meio da leitura que temos a possibilidade de compreender o mundo e nos constituirmos enquanto sujeitos. A leitura abre infinitos caminhos e é por meio deles que podemos ir a lugares, conhecer pessoas, nos colocar no lugar dos outros, sentir que fazemos parte da história, explorar o imaginário, resolver conflitos, levantar questionamentos, descobrir respostas. Enfim viver intensamente cada experiência.
Andréia Scarpin Noetold EMEI Vó Elmira Guiland – Ronda Ala/RS
A leitura na vida de uma pessoa é um hábito que se constrói desde muito cedo, é um hábito grandioso, com um significado muito expressivo, pois possibilita um mundo de benefícios em todas as esferas da vida. O leitor se torna um sonhador, um idealizador, se torna dono da sua imaginação.
Como aborda o texto, a leitura é o principal componente de estimulação cognitiva, isso já basta para nós educadores sermos estimuladores deste hábito junto com nossos educandos, para possibilitarmos um mundo com pessoas melhores enquanto indivíduos e enquanto sociedade. E que comece por nós a prática deste hábito.
O ato de ler é essencial para os seres humanos. A literatura estimula o raciocínio, a imaginação, aprimora o vocabulário, a capacidade de interpretação, o aprendizado, o pensamento crítico, a memória, as emoções. Por isso é essencial que as pessoas tenham acesso, ainda na infância, a uma literatura de qualidade, assim, desenvolverá mais facilmente suas habilidades cognitivas.
Sílvia Luciani Dóro
EMEI Arco-Íris, Ronda Alta-RS
Elisandra Vizzotto, professora de 1ºano na E.M.E.F, Alderi Facchi e de 4 º na E.M.E.F. Mem de Sá de Ronda Alta. Achei o texto muito interessante, pois a leitura ativa muitas áreas do cérebro, penso que a leitura é o caminho para se viajar longe, sem ter hora e dia para voltar, pois no momento que estamos lendo, os pensamentos nos levam a vários lugares, misturando-se com realidade e fantasia e a criança quando lê, desenvolve muitas habilidades e aprendizagens sem mesmo perceber que está desenvolvendo-as, só vai se dar conta quando descobrir que realmente aprendeu na leitura o que estava procurando.Devemos desenvolver e incentivar o hábito da leitura desde cedo.
A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento humano,contribui para a diminuição do stress e na melhora das doenças mentais , também amplia a capacidade social e empatia. O cérebro tem atos de grande complexibilidade em transformar a leitura em imagens ou símbolos……Portanto a importância de ler bons livros ,assim como as obras literárias de grandes escritores brasileiros, onde o professor “Rodrigo” em seu excelente texto cita:MACHADE DE ASSIS e EÇA DE QUEIROZ,entre tantos da literatura brasileira, com suas longas descrições de cenários e contextos importantes para a ampliação de nosso vocabulário, e também GUIMARÃES ROSA . com seu regionalismo enriquecendo não só o vocabulário mas também o universo existente. A leitura é uma habilidade,um hábito,treino que adquirimos durante a nossa vida , e passamos a outros o amor pela leitura. Já no universo infantil os livros servem para trabalhar emoções….como medo entre tantos outros….sentimentos que são necessários trabalhar com os pequenos. Existem muitas opções que o professor cita alguns em seu texto: Chapeuzinho amarelo de Chico Buarque é um deles…..Depende do adulto escolher a história certa para cada situação e assim ampliar o vocabulário do aluno e seu amor pelos livro e a importância do “Ato de Ler”, como já dizia: Paulo Freire.
Esta é minha contribuição. Muito obrigado professor Rodrigo pelo maravilhoso texto.Um grande abraço. Att.
O ato de ler é essencial para os seres humanos. A literatura estimula o raciocínio, a imaginação, aprimora o vocabulário, a capacidade de interpretação, o aprendizado, o pensamento crítico, a memória, as emoções. Por isso é essencial que as pessoas tenham acesso, ainda na infância, a uma literatura de qualidade, assim, desenvolverá mais facilmente suas habilidades cognitivas.
Sílvia Luciani Dóro
EMEI Arco-Íris, Ronda Alta-RS
Já nos dizia José Saramago: ” Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. O entendimento das nuances que perpassam a leitura deve ir muito além do simples fato de abrir livro e folhear páginas. Ler nada mais é do que realizar um exercício de entendimento e autoconhecimento, uma vez que amplia horizontes, consolida opiniões e molda ações. A leitura serve como uma porta para nos tornarmos seres humanos melhores, agentes transformadores da sociedade em que vivemos e formadores reparadores de opiniões.
Taís Regina Signor, professora na EMEI ARCO-ÍRIS- RONDA ALTA
o hábito da leitura como está especificado no texto apresentado, não se resume somente ao hábito de codificar e decodificar códigos, ele vai muito mais além. A leitura exige e exercita uma interpretação, leitura de mundo, imaginação, reflexão, auxiliando no processo da formação das funções psicológicas superiores.
Por isso desde muito cedo, como professora de educação infantil considero fundamental inserir a criança neste mágico e fabuloso mundo da leitura.
Quanto mais precoce for a compreensão da criança e seu contato com histórias, livros infantis, com o mundo da fantasia e com o imaginário seu desenvolvimento será mais satisfatório e a mágica da leitura se realiza com mais facilidade.
Como professora da Educação Infantil, percebo que as crianças aprendem mais fácil quando as atividades que lhe são oferecidas tenham significado pra ela, que tenha envolvimento emocional de seu dia a dia. A leitura é uma ferramenta valiosa na formação do aluno enquanto sujeito pensante e crítico.
Gabriela Berdoncello professora na EMEF Alderi Facchi e EEEF Herculino Baldissarella.
Texto excelente, com certeza a leitura desde muito pequenos só trazem pontos positivos, a diferença é nítida no desenvolvimento das crianças que possuem hábito de leitura e das crianças que não leem diariamente. Desde bebês podemos instigar o gosto pela leitura, contando historia infantis, fazendo eles imaginarem os personagens e viajar pelos lugares onde acontecem as histórias. Trabalho com ensino Fundamental e no inicio da aula conto diariamente uma historinha como forma de “acolhida”, eles amam, esperam anciosos pela historia do dia, isso ajuda também na interpretação. Em casa tenho um cantinho da leitura para minha filha de 2 anos e ficam disponíveis vários livros para que ela escolha e esplore, ela ama e se encanta olhando as imagens e inventa suas próprias histórias. Gosta que contamos para ela, mas depois ela inventa novos fatos, muito boa essa fase.
Realmente, a leitura é o principal componente de estimulação cognitiva, apresentando vários benefícios em diferentes aspectos da vida.
Ler para uma criança, vai muito além de descobrir as primeiras palavras no papel. Esse hábito deve ser estimulado ainda na infância. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a criatividade, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário, além de desenvolver a empatia, os sentimentos e emoções. Por isso, as habilidades de leitura devem ser desenvolvidas ainda quando bebê que serão levadas para a vida adulta. É essencial cultivar uma relação saudável com a leitura desde cedo.
Escolas Mem de Sá e Prof. Alderi Facchi – Ronda Alta
Texto muito importante, principalmente, neste tempo em que a leitura tornou-se grande companheira de muitas pessoas. A literatura proporciona conhecimentos, porém tem sido cada vez mais difícil encontrar meios de envolver, principalmente jovens, na leitura de livros. Mas, as crianças pequenas se encantam com as histórias, por isso penso que é importantíssimo a contação de histórias de várias maneiras e assuntos para elas.
O processo da leitura inicia-se antes mesmo do bebê nascer, através do hábito de conversar, ler e cantar para o bebê.
A leitura abre portas para um mundo mágico, um mundo de possibilidades e fantasias. O hábito da leitura auxilia a criança a desenvolver sentimentos, imaginação e emoções de maneira significativa. Proporciona melhora no desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Através dos livros as crianças descobrem formas, cores, movimentos, ilustrações e percebem que existe vida dentro dos livros. Através da leitura temos o desenvolvimento da curiosidade e da fantasia, pois a criança cria suas próprias imagens mentais e não somente assiste a uma aula pronta como nos vídeos. Precisamos deixar as crianças manusear, pegar, abrir, perceba o que aquele objeto tem a oferecer. O mundo da imaginação precisa ser desenvolvido, é nós professores precisamos propiciar esses momentos.
O processo da leitura inicia-se antes mesmo do bebê nascer, através do hábito de conversar, ler e cantar para o bebê.
A leitura abre portas para um mundo mágico, um mundo de possibilidades e fantasias. O hábito da leitura auxilia a criança a desenvolver sentimentos, imaginação e emoções de maneira significativa. Proporciona melhora no desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Através dos livros as crianças descobrem formas, cores, movimentos, ilustrações e percebem que existe vida dentro dos livros. Através da leitura temos o desenvolvimento da curiosidade e da fantasia, pois a criança cria suas próprias imagens mentais e não somente assiste a uma aula pronta como nos vídeos. Precisamos deixar as crianças manusear, pegar, abrir, perceba o que aquele objeto tem a oferecer. O mundo da imaginação precisa ser desenvolvido, e nós professores, precisamos propiciar esses momentos.
Darciana Vizzotto, Escola Estadual Herculino Baldissarella.
Sem dúvidas ler é muito importante em todas as fazes do desenvolvimento humano. O hábito de ler não só facilita a compreensão dos fatos, tanto do dia a dia, quanto do contexto geral onde o ser humano está inserido. É fundamental que as crianças sejam estimuladas desde a primeira infância para este hábito tão necessário e fascinante.
Quando usamos a leitura como ferramenta de inserção na sala de aula, o leque de possibilidades aumenta, as crianças tornam-se mais criativas, comunicativas e a aprendizagem acontece de forma significativa.
Cátia Strada Frai- EMEF Professora Alderi Facchi. O ato de ler deve ser incentivado desde cedo em todo ser humano. Na área de Educação Infantil, que atuo, além da leitura ser importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, é algo encantador e único. Percebo que as crianças adentram neste mundo de fantasia das histórias e se veem como os personagens e reconhecem suas ações e emoções, aprimorando assim as mesmas. Assim acredito que ler nos torna pessoas melhores, que conhecem melhor a si e consequentemente aos outros.
Ler para crianças de qualquer idade é sem dúvida uma arte. Uma arte que deve encantar, envolver, emocionar, alegrar, comunicar e expressar sentimentos. Uma arte ainda rica em contato com um mundo de imaginação, encantamento e criatividade que os livros trazem. É evidente que a exploração de um livro faz com que a criança desperte os sentidos que ainda não foram estimulados, o desenvolvimento de novos interesses, a ampliação do fazer cognitivo, social e emocional, a aquisição e desenvolvimento da linguagem, além da interação e socialização com seus pares e com os adultos que as rodeiam.
Gabriela Berdoncello professora na EMEF Alderi Facchi e EEEF Herculino Baldissarella.
Texto excelente, com certeza a leitura desde muito pequenos só trazem pontos positivos, a diferença é nítida no desenvolvimento das crianças que possuem hábito de leitura e das crianças que não leem diariamente. Desde bebês podemos instigar o gosto pela leitura, contando historia infantis, fazendo eles imaginarem os personagens e viajar pelos lugares onde acontecem as histórias. Trabalho com ensino Fundamental e no inicio da aula conto diariamente uma historinha como forma de “acolhida”, eles amam, esperam anciosos pela historia do dia, isso ajuda também na interpretação. Em casa tenho um cantinho da leitura para minha filha de 2 anos e ficam disponíveis vários livros para que ela escolha e esplore, ela ama e se encanta olhando as imagens e inventa suas próprias histórias. Gosta que contamos para ela, mas depois ela inventa novos fatos, muito boa essa fase.
A literatura tem fundamental importância no desenvolvimento da sociedade sim, pois no ato de ler narrativas, o leitor é transportado para um outro lugar, o do imaginário e da fantasia, no qual terá a oportunidade de aprender e vivenciar novas emoções e situações presentificadas nos livros ou suportes eletrônicos ( telas de celular, tablets ou PCs), além de ajudá-lo a lidar com as próprias emoções. Disso decorre a importância que tem a literatura na esfera escolar para o desenvolvimento dos cidadãos em formação, já que a leitura é concebida como um processo de compreensão, que envolve aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, culturais, econômicos e políticos.
O hábito da leitura de livros é de fundamental importância sendo que essa prática auxilia não apenas no estímulo criativo ou imaginação, ele possibilita os mais diversos estímulos cognitivos, benefícios sócio-emocionais (pessoas mais tranquilas), auxiliando na formação de pessoas mais empáticas, com um vocabulário mais abrangente, além dos benefícios ao cérebro e na diminuição do estresse.
A leitura sempre fez parte do meu cotidiano e agora durante a pandemia se intensificou. E sempre que posso incentivo os alunos a lerem livros, a fazer troca de livros para que assim esse hábito seja passado a adiante.
Marina de Jesus Ferreira – Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella – Ronda Alta/RS
Márcia Roveda, professora da Escola de Educação Infantil Arco íris. Ronda Alta.
O ato de ler é fantástico, pois quem não lê, precisa acreditar no que os outros falam. A leitura nós leva a mundos de sonhos e imaginação. Através dela podemos ir onde quisermos. O conhecimento nós apropria da nossa vida, das nossas escolhas, dos nossos desejos. Precisamos incentivar as crianças a adquirirem esse hábito desde cedo.
Acredito que a leitura é fundamental em todas as fases do desenvolvimento, mas principalmente na alfabetização, onde atuo, a leitura exerce um papel fundamental, desde a descoberta das letras, seus sons, a formação das palavras, até a descoberta da das histórias, desenvolvendo o imaginário na descoberta constante de novas coisas. novos lugares, novos personagens, alem de ampliar o vocabulário e melhorar a comunicação da criança. Prof. Deise Ferronato – Escola HB e Escola Alderi Facchi
Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella. Ronda Alta/ RS
A leitura trás inúmeros benefícios aos seres humanos, pois além de nos enriquecer em aspectos cognitivos, ampliando nosso vocabulário, ampliando ideias, criatividade e melhor organização de pensamento, nos auxilia em aspectos sociais, e emocionais que segundo o texto previne e alivia doenças mentais e diminuição do estresse.
Sou Professora Cleonice Wisniewski Soares dos Anjos da escola EMEI Vó Elmira Guiland da cidade de Ronda Alta.
Excelente texto Professor.
O hábito da leitura nos transporta ao mundo da imaginação e fantasia. Tem o poder de nos encantar ou não.
É essencial para formarmos pessoas críticas e pensantes. Favorecendo o crescimento pessoal e intelectual.
Com a leitura temos também a possibilidade de alimentar a nossa imaginação. Por isso deve ser estimulada desde sempre.
Glaciema B. Terebinto – Escola Alderi Facchi e Escola Alfredo Gavioli – Ronda Alta – RS
Ler com certeza nos remete a uma ato de paz, de tranquilidade, de se tele transportar e viver as emoções contidas na história. Pra mim, leitura é isso, imaginação, pensar nos mínimos detalhes que a história nos passa, viver o que se está lendo. Sempre que leio e depois assisto o filme do livro que li acabo me decepcionando, pois na minha imaginação tudo sempre é mais bonito, tem mais detalhes, é mais complexo. Amo ler e ver crianças lendo.
Siriane Cadore Marcon, EMEI Arco-Íris, Ronda Alta-RS.
Excelente texto! O hábito da leitura é fundamental para o desenvolvimento da pessoa enquanto ser humano. Acredito, que um dos objetivos principais de toda a escola é, ou deveria ser, o de formar bons leitores. É através da leitura que se aumenta o conhecimento e se aprimora o vocabulário. Quanto mais a pessoa lê, melhor fala, melhor escreve, melhor se relaciona com as demais pessoas.
A leitura nos desafia a irmos em lugares sem sair do lugar, a vivenciarmos o que outra pessoa vivencia.Quando lemos nos transportamos para um universo rico de detalhes onde visualizamos no nosso imaginário rostos, paisagens, sons, cores, cheiros, emoções. Por isso é de fundamental importância ler para as crianças incentivando-as desde bem pequenas ampliando assim o conhecimento em relação a linguagem oral e escrita e construindo significados a sua própria maneira.O amor pela leitura deve ser incentivado bem cedo para que se torne um grande aliado na aquisição da escrita, na formação de um ser humano crítico , num enriquecimento do vocabulário e na capacidade de se tornar um ser empático,além também de contribuir para diminuição de fatores como stress .
Acredito ser de imensa importância a leitura em nossas vidas, pois, como já dizia no texto […] sua saúde mental e a saúde do mundo que habita serão fortalecidas.
Fica a dica, sempre que possível pratique sua leitura!
Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella – Ronda Alta – RS
Sou Aline Katzer, professora da Escola Municipal Mem de Sá.
O hábito da leitura é fundamental em nossas vidas. Essa é uma frase que já ouvimos muitas e muitas vezes, durante a nossa vida. A leitura nos faz compreender melhor o mundo e nos compreendermos também, nos ajuda a desenvolver a capacidade de analisar o mundo criticamente, possibilita uma vasta variedade de ideias e reflexões além de vários outros benefícios.
Pode-se dizer que a leitura e a literatura em si, são fundamentais para a construção de nosso caráter e não deve ser apenas uma forma de distração, mas um meio de enriquecimento pessoal e intelectual.
Um dos maiores críticos literários do pais, Antônio Cândido, afirmava que a Literatura é um direito tão importante que se iguala às necessidades mais básicas de um ser humano, uma vez que colabora para sua formação
Me chamo Jovilde e sou professora da escola Vó Elmira. Gostei muito do assunto. A leitura eh fundamental para o desenvolvimento da mente e do corpo, pois amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário e relaxa a mente.
Pamela M. Dalponte, EMEI Arco-Íris, Ronda Alta.
O hábito de ler é importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, por si só, a leitura aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorarem suas habilidades comunicativas.
Sou Ângela Eliane Scarpin Toqueto, professora na EMEI Vó Elmira Guiland
Como professora de Educação Infantil , vejo a leitura como um hábito primordial que deve ser estimulado desde cedo, pois é de fundamental importância para para o desenvolvimento da imaginação, criatividade, atenção, além de que bons leitores aprimoram o vocabulário e a escrita. É maravilhoso observamos no momento da leitura uma criança interagindo com a mesma e viajando com sua imaginação.
Por isso que o texto deve ser mais enfatizado em todas as esferas escolares, pois ele que irá impulsionar o aluno a continuar lendo e a sempre buscar novas leituras
Diana D. de Moraes Mahtos, Emei Vó Elmira Guiland, Ronda Alta – RS.
Texto maravilhoso, minha avó teve alzheimer, sempre penso que se ela tivesse lido mais poderia ter sido diferente, e espero poder fazer diferente se por acaso chegar a minha vez.
Tão bom poder pensar fora da caixa, poder se encantar com histórias, aprender sobre diversos assuntos, enriquecer o vocabulário, aprender a lidar melhor com nossas emoções, além de como diz no texto, aumentar a estimulação cognitiva e a proteção neural.
Sempre acho interessante quando leio sobre a memória consciente das crianças em formação, que é o motivo de quererem ouvir a mesma história várias vezes, ou assistir os mesmos desenhos, pois organizam as histórias na mente aos poucos.
“Ler parece ser um grandioso ato de amor e paz”. Quando lemos aprendemos a lidar melhor com nossas emoções e consequentemente com as emoções dos outros também. Perfeito!
Sou professora da EMEI Vó Elmira Guiland e achei válido enfatizar as características e peculiaridades que fazem parte de uma boa literatura infantil. Sendo que, para tal essa se vale da repetição de palavras e de contextos de idéias ao longo da narrativa, colaborando assim para a formação de memórias conscientes na criança.
Ronda Alta – RS
Andréia Grossi Dalla Lana, Escola HB- Ronda alta.
A leitura proporciona o aprendizado, de uma forma lúdica e segura, e é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.
Através desse texto é possível perceber a abrangência da leitura nos campos neurológicos, cognitivos, sócio emocionais, sócio culturais e religiosos. Lamentável que as crianças tiveram sua capacidade e pensamento tão subestimados, até a presença dos irmãos Grimm e Monteiro Lobato. Nos deparamos com crianças que lêem e tem opinião formada sobre diversos assuntos, algumas já mudaram até mesmo a maneira de pensar o mundo e a humanidade, em relação ao preconceito, ao respeito à natureza e os valores morais e éticos, quebrando, muitas vezes, uma forma rudimentar de pensar de muitos adultos. Assim, percebemos o quanto a leitura é transformadora.
Sou a professora Graciele Lasta da Escola EMEI Vó Elmira Guiland da cidade de Ronda Alta-rs.
Excelente assunto, o texto nos mostra a importância da literatura, os grandes benefícios que nos traz com a prática da leitura . Devemos estimular e incentivar as nossas crianças a desenvolverem o hábito da leitura.
GENILDE DE ALMEIDA- ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ELMIRA GUILAND RONDA ALTA-RS
Os livros que lemos influenciam muito o que pensamos, como pensamos e porque pensamos. É uma conexão com as respostas que precisamos para evoluir. Ler nos faz mergulhar em outro mundo, notar o que somos incapazes de ouvir e ver no nosso interior. Quem lê presta mais atenção ao redor e consegue se conectar com os outros. Não é fácil alimentar o hábito da leitura na era da tecnologia, mas vale muito a pena, funciona como um remédio para a alma e ajuda muito nas relações humanas, modificando o convívio social e possibilitando uma nova visão de mundo. Ter este hábito ajuda no desenvolvimento pessoal, estimulando a reflexão dos nossos valores e pensamentos. Neste sentido é uma ótima maneira de relaxar a mente e estimula a nossa criatividade e vontade de aprender.
Lovaine Bonavigo – Ronda Alta
A leitura tem importância na formação social de um indivíduo, é por meio dela que podemos formar cidadãos críticos com condições necessárias para o exercício da cidadania, capaz de compreender seus direitos e cumprir seus deveres. Deve ser estimulada as diferentes formas de leitura no indivíduo desde pequeno, nos bancos escolares e no seio familiar para que se torne um hábito prazeroso ao longo da vida.
Lisiane Teresinha Trindade – Escola Vó Elmira Guiland – Ronda Alta – Rs
Excelente texto Professor Rodrigo, penso que o ato de ler nos transporta para um mundo de imaginação e fantasia, por isso a importância da Literatura nas salas de aula. Por isso, devemos incentivar o ato de ler desde bem pequenos, para que desenvolvam o gosto pela leitura.
Andréia Roberta Roveda Tremea, EMEI Arco-Íris, Ronda Alta.
A Sociedade Brasileira de Pediatria vem realizando a campanha “Receite um Livro”, que têm por objetivo orientar as famílias sobre a sua importância, como forma de promover habilidades como pensar, falar e aprender, fortalecendo o desenvolvimento e vínculo.
A literatura é a abertura para uma nova formação humana.
Sou a professora da Emei Arco-íris da cidade de Ronda Alta-Rs. ótimo texto professor Rodrigo.
O mundo da leitura é grandioso e benéfico, amplia o vocabulário, traz diferentes conhecimentos, nos permite imaginar, criar, nos inspira e faz refletir os fatos buscando tornarmos pessoas melhores, mais empáticas e de bem. Já não é novidade que o hábito da leitura é fundamental para o processo de aprendizagem e crescimento pessoal, em tempos de pandemia esse hábito aflorou ainda mais em mim, como forma de relaxamento, diminuição do estresse e preocupações com o futuro de incerteza frente aos desafios enfrentados, os momentos de leituras se tornaram pontos de escape, de sair fora da caixa. E se é tão benéfico para nos adultos imagine para um criança. Assim, devemos seguir tentando tornar a leitura um hábito, pois o hábito é uma habilidade bem como fala o texto que deve ser adquirida e aperfeiçoada através do treino. Como educadores temos que criar um espaço agradável e prazeroso para nossas crianças, momentos de leitura, contação de histórias para fazer crescer nas crianças essa vontade de conhecer mais, e isso deve começar desde cedo como professora de Berçário sei que isso é possível.
Márcia Roveda, professora da Escola de Educação Infantil Arco íris.
O ato de ler é fantástico, pois quem não lê, precisa acreditar no que os outros falam. A leitura nós leva a mundos de sonhos e imaginação. Através dela podemos ir onde quisermos. O conhecimento nós apropria da nossa vida, das nossas escolhas, dos nossos desejos. Precisamos incentivar as crianças a adquirirem esse hábito desde cedo.
Admirável mundo da leitura redesenhado nas palavras do grande Rodrigo Sartório! Em que lugar da mente humana se faz um leitor- escritor?
Onde a mente se faz canção, poesia, ciência, conexões… obrigada pelo texto saboroso 😋
Excelente! Importante a leitura mas considero muito importante a escolha correta do livro. Esse artigo mostra a necessidade de compreender as etapas de uma introdução ao hábito da leitura e que tenha realmente um valor significativo.
Meu nome eh Tatiana e sou professora na EMEI ARCO ÍRIS de Ronda Alta. O contato com a leitura deve ser incentivada desde cedo pois trás inúmeros benefícios, auxilia no desenvolvimento psicomotora, cognitivo e intelectual das crianças, além de contribuir para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar.
Que assunto motivador ! Hoje em dia, quando os livros estáo sendo substituídos por leituras e videos rápidos na internet, nós, como educadores, devemos incentivar a prática da boa literatura, para o desenvolvimento social prazeroso e adequado.
GENILDE DE ALMEIDA-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL VÓ ELMIRA GUILAND- RONDA ALTA
Os livros que lemos influenciam muito o que pensamos, como pensamos e porque pensamos. É uma conexão com as respostas que precisamos para evoluir. Ler nos faz mergulhar em outro mundo, notar o que somos incapazes de ouvir e ver no nosso interior. Quem lê presta mais atenção ao redor e consegue se conectar com os outros. Não é fácil alimentar o hábito da leitura na era da tecnologia, mas vale muito a pena, funciona como um remédio para a alma e ajuda muito nas relações humanas, modificando o convívio social e possibilitando uma nova visão de mundo. Ter este hábito ajuda no desenvolvimento pessoal, estimulando a reflexão dos nossos valores e pensamentos. Neste sentido é uma ótima maneira de relaxar a mente e estimula a nossa criatividade e vontade de aprender.
A leitura nos benefícia muito ampliando ideias e novos conhecimentos e nos faz imaginar sonhar, refletir e aprender. O hábito de ler nos faz ver, sonhar e imaginar um mundo novo com diferentes aspectos.
Ler e escrever são aprendizagens intimamente relacionadas e ambas são adquiridas por etapas e em um complexo e longo processo.
Que todos nós sejamos bons leitores para podermos analisar, questionar, criticar, participsr e fazer a diferença na nossa sociedade.
Acredito que o construir o domínio da leitura é a grande impulsão para as grandes, medias do sucesso e também pequenas decisões na vida do ser humano, decidimos dianete que pensamos e premeditamos em nosso interior, nossa formação das leituras feitas com nossa vivência e aperfeiçoada com a leitura propriamente dita pela escrtida em bibliografias e vejo que consegue controlar as duas formas será muito mais sábio, mais astulto, mais dinâmico diante das situações dos acontecimentos que a vida apresenta e necessitamos tomar decisões pontuais e formar estudantes para com a mente aberta com o controle das situações A, B ou C …entao o domínio da leitura é uma grande construção diária com ou sem a escrita para sermos críticos, criativos, motivadores e sei que quem domina isso tem o poder do convencimento e isso é uma dádiva de Deus mas com um treinamento aperfeiçoado sempre,por muitas vezes vemos pessas que não conseguem se desvenciliar de certas situações porque não tem o domínio total de fazer uma leitura geral dos acontecimentos evidentes e como a escrita só tem um contexto gerala se tenho o domínio leitura interpretativa e para min isso É.o grande segredo do sucesso pois viemos neste mundo Divino para sermos vencedores dentro dos nosso contextos de trabalho inseridos na grande sociedade competitiva e muitas vezes desumana do cada um para si, e temos uma missão crítica de mudar esta realidade para construir um mundo melhor de paz e oportunidades para todos iguais com a leitura de mundo em todas as partes e meios .