Ler e escrever são aprendizagens intimamente relacionadas. Ambas as habilidades são adquiridas por etapas em um complexo e longo processo. A neurociência relacionada ao tópico tem apresentado diferentes e controversos resultados, demonstrando que há uma maior sofisticação do que se acreditava inicialmente (Hruby, Goswami, 2011). Isso é particularmente relevante, tendo em vista os atrasos na aquisição dessas habilidades durante a escolarização e o impacto que as tecnologias podem ter, positiva e negativamente, nesse quesito. Além dos componentes motores e sensoriais básicos, que discutiremos em outro momento, os aspectos cognitivos serão centrais aqui.
O presente texto pretende discutir brevemente sobre a importância que a aprendizagem precoce das habilidades de leitura e escrita têm sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional e as vantagens em não se abandonar a prática da escrita à mão, tanto durante a alfabetização e letramento, quanto ao longo da vida.
Uma reflexão inicial é acerca da importância da leitura e da escrita na estimulação cognitiva. Quando nossa mente decodifica símbolos e os transforma em imagens mentais, uma miríade de áreas cerebrais são estimuladas e há um aumento na complexidade de ativação das mesmas.
A aprendizagem da decodificação de símbolos em imagens mentais proporciona experiência e estimulação avassaladoras: sons, imagens, detalhes, odores, percepções, emoções e sentimentos que nossa mente precisa recriar ao explorar um texto, de preferência, um texto sem iluminuras. Assim também, uma mente precisa de muita força para colocar suas imagens mentais em códigos textuais, como na genial estética de escritores como Machado de Assis, James Joice, Marguerite Yourcenar, na riqueza de detalhes de suas escritas, ou o realismo mágico que recria um mundo inteiro de imagens mentais e histórias, sentimentos, por intermédio da escrita, em um autor como Gabriel Garcia Marques. Quão privilegiados constituem os cérebros daqueles que se dedicam ao ato de transformar em símbolos suas imagens mentais!
Por isso, ler e escrever são as tarefas mais importantes na estimulação cognitiva, como sugerem Fernandes e Goldberg (2013) e, devem constar enquanto fundamento de todo o projeto curricular. Mas, que tipo de leitura e de escrita constituem esse fundamento? Com o advento de computadores, smartphones, tablets e tantos recursos de imagem e da escrita facilitada das teclas e telas, como oferecer currículos motivadores e também estimulantes para o texto manuscrito? Sabemos o quanto as imagens prontas, dos vídeos e fotos, são sedutoras e cômodas, com menos dissonâncias, contradições e esforço que a leitura e a escrita impõem. Nada contra o universo da imagem e do som, muito pelo contrário, histórias ilustradas são fatores de motivação inicial para o ato da leitura, nada que desmereça a iluminura ou um filme bem feito, pleno de detalhes na imagem e no roteiro, apenas uma defesa do combalido, mas irrecusável texto escrito, o que lembra o título da autobiografia de Moacyr Scliar “O texto, ou: a Vida”, na qual o autor faz uma análise da sua necessidade de escrever, sua vida expressa e vivida no texto.
Mapas conceituais escritos à mão melhoram a atenção e memorização dos conteúdos.
A leitura ou a escrita produzem um conjunto de interações harmônicas, mas também, dissonantes, fazem parte de aspectos fundamentais de nossas vidas cognitivas, que são as contradições entre nossas necessidades de padrões, constância e previsibilidade e nossas também necessárias flexibilidade e abertura para o novo (Armstrong, 2020). Para o cérebro, leitura e escrita parecem desafios e ao mesmo tempo, incongruências.
Escrever à mão promove atenção nos detalhes das letras e palavras, treina habilidades de categorização, além de criar um vínculo e identificação com a atividade. Fonte: Alunos Mentalize treinando a letra cursiva.
Estudos na interface entre neurociência e educação têm buscado respostas para a oposição entre a aprendizagem da escrita à mão e a escrita digitalizada (Beninger, 2012, James e Engelhardt, 2012; MacMahan e Charness, 2014; Mangen et. al., 2015; Mangen, e Balsvik, 2016), e sugerem que estimular a aprendizagem da escrita à mão, cursiva preferencialmente (Semeraro et. al., 2019), ao longo da infância, proporciona ao cérebro treinar especializações funcionais que vão desde as funções executivas (planejamento e programação das ações) até a integração sensorial, controle dos movimentos, dos pensamentos e dos impulsos. Também, circuitos da leitura no cérebro se tornam mais ativos durante a escrita à mão, quando comparados com a digitalização (James e Engelhardt, 2012). Ou seja, o ato de escrever à mão nos torna melhores leitores.
A despeito do uso de ambas as mãos e da rapidez em digitar um texto, a escrita cursiva proporciona maior atenção visual (MacMahan e Charness, 2014) e retenção de informações (quem nunca fez aquela cola manuscrita bem pequena e cuidadosa em um papel miúdo e não precisou usar na hora da prova, pois lembrava o que havia escrito?). Em um experimento (Mangen et. al., 2015) os pesquisadores demonstraram que há uma maior lembrança de palavras de uma lista quando as mesmas foram organizadas escrevendo à mão se comparadas escritas em um teclado de computador ou em um iPad. Parece haver uma contribuição significativa na ativação de diferentes e mais amplas áreas do cérebro na escrita à mão, aumentando o foco, atenção e sistemas de memórias.
A escrita à mão cursiva permite que se localize cada traço das letras e palavras em relação a outros traços, a aprender e lembrar do tamanho, inclinação, forma global e detalhes de recursos característicos de cada letra, desenvolve habilidades de categorização, os movimentos e os componentes motores são mais exigentes, as letras são menos estereotipadas, cujo reconhecimento visual ‘e lembrança’ é mais provável engajar o aluno, provendo o mesmo de um senso personalizado e próprio, de ‘pertencimento’ (Klemm, 2013, grifo meu). Parece que a escrita com lápis e papel, quando bem treinada, é bastante motivadora para o cérebro que se permite o desafio, além de gerar uma espécie de vínculo e identidade.
Assim, as atividades planejadas na escola ou no ensino domiciliar devem treinar desde a educação infantil, por meio de brincadeiras, jogos, experiências e interações, os conceitos informais, tais como, em cima, embaixo, do lado, dentro, fora, atrás, na frente, com o corpo todo ou com suas partes, com colegas e amigos, para facilitar as formalidades necessárias à alfabetização e letramento, como sequenciação, seriação, unidade, conjunto, correspondência, comparação, classificação, categorização, que serão aprimoradas cada vez mais ao longo da escolarização e da vida. Os aspectos motor e sensorial são imprescindíveis para o sucesso dessas aprendizagens. Parafraseando Wallon, o ato motor precede o ato mental, valendo a ideia, particularmente, para a leitura e escrita.
Exemplos de treinos são construções de cabanas, muralhas, torres de castelos com lençóis, toalhas, cadeiras (senso topológico), e toda sorte de brincadeiras, fantasias e narrativas que propiciam essas “edificações”, muitos jogos de espelhar o comportamento do outro, ou mesmo, esperar numa fila ou a vez de jogar em uma posição pré-estipulada, material dourado e Tangram são ótimos aliados. Organizar os “combinados” em uma folha ou cartaz ajuda na fixação e no cumprimento dos mesmos. Ensinar a ler e a escrever é abrir um universo de experiências motoras, sensoriais, sociais, culturais, afetivas, é configurar a empatia nos neurônios espelhos.
A escrita à mão permite expressar mais ideias e sentimentos, maior ativação das áreas do cérebro relacionadas à memória de trabalho e à leitura, além de promover maior autocontrole. Fonte: Mentalize Educação, Diferentes formas de aprende, em um só lugar!
Um estudo conduzido com crianças do 2°, 4° e 6° anos demonstrou que, quando utilizavam a escrita à mão as crianças escreviam mais palavras, mais rápido e expressavam mais ideias que quando digitavam (Beninger, 2012). O estudo também mostrou maior atividade de áreas associadas à memória de trabalho e maior ativação de redes neurais relacionadas à leitura, bem como, um maior treino de autocontrole com a escrita à mão, quando comparado com a escrita digitalizada em um teclado. Vale lembrar que o autocontrole propiciado pela escrita à mão é um treino que poderá ser extrapolado para outras esferas da vida, como relacionamentos, resoluções de conflitos, controle do estresse e das emoções. Parece ser um ótimo recurso para auxiliar na qualidade de vida e inclusão de alunos e pacientes com transtornos e síndromes, necessidades especiais ou alterações no desenvolvimento, em particular, para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtornos do Espectro Autista (TEA), dislexia, alexia.
Talvez, nas novas gerações e seus diferentes hábitos de escrita e leitura, possa ocorrer uma maior adequação ao uso de recursos como telas sensíveis ao toque ou teclados para a escrita e que as diferenças aqui discutidas não sejam mais significativas, no entanto, não podemos desmerecer os milênios de existência da letra escrita à mão, marcada indelevelmente em nossa evolução cultural e social, e que possibilitou, presenciou e registrou grandes conquistas da Humanidade. Tudo indica que seu ensino e treino desde tenra idade potencializa nossas habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais e que deve ser estimulada para melhores resultados educacionais e acadêmicos.
Referências:
ARMSTRONG, P.B. (2020). Stories and the Brain: The Neuroscience of Narrative. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2020. 272 pp.
BERNINGER, V. Evidence-Based, Developmentally Appropriate Writing Skills K–5: Teaching the Orthographic Loop of Working Memory to Write Letters So Developing Writers Can Spell Words and Express Ideas. Presented at Handwriting in the 21st Century?: An Educational Summit, Washington, D.C., January 23, 2012. Disponível em: https://www.hw21summit.com/research-berninger. Acesso em: ago.2020.
FERNANDEZ, A., GOLDBERG, E., MICHELON, P. The Sharp Brains Guide to Brain Fitness: How to Optimize Brain Health and Performance at Any Age. Washington, DC: SharpBrains, 2013. Disponível em: https://sharpbrains.com/book/. Acesso em: jan.2015.
HRUBY, G.G., GOSWAMI, U. Neuroscience and Reading: A Review for Reading Education Researchers. Reading Research Quarterly, 46: 156-172, 2011. dx.doi.org/10.1598/RRQ.46.2.4.
JAMES, K.H., ENGELHARDT, L. The effects of handwriting experience on functional brain development in pre-literate children. Trends in Neuroscience and Education. 1 (2012) 32–42. https://doi.org/10.1016/j.tine.2012.08.001.
KLEMM, W. R. Why writing by hand could make you smarter. 2013. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/memory-medic/201303/why-writing-hand-could-make-you-smarter. Acesso em: ago.2020.
MACMAHAN, C., CHARNESS, N. Focus of attention and automaticity in handwriting. Human Movement Science. 34 (2014) 57–62. http://dx.doi.org/10.1016/j.humov.2013.12.005.
MANGEN, A., ANDA, L.G., OXBOROUGH, G.H., BRONNICK, K. Journal of Writing Research 7(2), 227-247, 2015. http://dx.doi.org/10.17239/jowr-2015.07.02.01.
MANGEN, A., BALSVIK, L. Pen or keyboard in beginning writing instruction? Some perspectives from embodied cognition. Trends in Neuroscience and Education, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.tine.2016.06.003
MUELLER, P.A., OPPENHEIMER, D.M. The Pen Is Mightier Than the Keyboard: Advantages of Longhand Over Laptop Note Taking. Psychological Science 2014, Vol. 25(6) 1159 –1168. 2014. DOI: 10.1177/0956797614524581.
SEMERARO, C., COPPOLA, G., CASSIBBA, R., LUCANGELI, D. Teaching of cursive writing in the first year of primary school: Effect on reading and writing skills. PLoS ONE 14(2): e0209978, 2019. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0209978.
A leitura do texto veio de encontro com o que acredito como educadora ,que a escrita é importantíssima na aquisição do conhecimento, pois quando registramos organizamos nosso pensamento e podemos evidenciar os pontos significativos fazendo uma releitura do tema , e neste ano de pandemia ficou mais evidente a necessidade de desenvolver este hábito em nossos alunos que querem somente copiar, colar e imprimir ,sem pensar, raciocinar sobre o que estão fazendo , leem o título e pronto não sabem justificar , a grande maioria tem dificuldades de argumentar pela falta da leitura e escrita que são complementares na formação das crianças , adolescentes e jovens , cabendo a nós estimular estas atividades para o desenvolvimento das habilidades cognitivas .
Jucélia Copini, EMEI ARCO-ÍRIS
Entende-se que a leitura e escrita são aprendizagens de um longo e diferenciado processo. Diferenciado porque o ato de aprender é individual e depende da estimulação cognitiva, recursos tecnológicos, currículos motivadores e estimuladores deste processso.
Lembrando que , mesmo antes da leitura convencional a criança já lê a leitura de mundo, conta histórias, escreve e desenha o seu universo.
Para o cérebro, leitura e escrita são desafios que cada indivíduo processa de maneira individual e de acordo com os estímulos recebidos.
O texto também faz uma referência quanto a escrita digitalizada que usa as duas mãos e a cursiva que ao longo da infância proporciona ao cérebro treinamento funcionais, sensoriais, maior atenção visual, melhores leitores…ativação de diferentes áreas do cérebro, aumentando o foco, atenção e memórias.
De acordo com Wallon, o ato motor procede o ato mental e os aspectos mentais e sensorial são imprescindíveis para o sucesso das aprendizagens.
Como meu trabalho é com crianças maiores, já na pré adolescência, me chamou a atenção uma das últimas colocações do texto sobre as técnologias digitais , pois a preocupação principal com as telas digitais está em como ela é o que acontecerá com as gerações mais jovens, habituadas desde os primeiros anos de vida a passar horas nos celulares e tablets e a consumir ali toda a sua informação, com rapidez e diversas distrações.
Embora muito se fale dos riscos que o excesso de tempo passivo diante de telas pode causar para a saúde infantil – dos problemas de visão à obesidade -, agora já preocupa médicos e pesquisadores e isso começa a explorar o potencial impacto dos hábitos digitais sobre o poder de leitura e a concentração dessas crianças no futuro.
Cassinéli de Lima – EMEF Alderi Facchi- Lendo o texto, concordo que a aprendizagem precoce das habilidades de leitura e escrita têm extrema importância sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Pois ambas precisam andar juntas.
Sou Aline Katzer, Professora na Escola Municipal Mem de Sá.
Percebe-se no texto acima a importância da Educação Infantil na vida de nossas crianças. A oferta de um espaço de acesso à leitura e escrita é essencial, uma vez que elas vivem num mundo cheio de estímulos visuais, auditivos, ou seja, num mundo letrado e, nada mais natural que o interesse em descobrir o que está escrito naquela camiseta, naquele brinquedo, naquela música, naquele livro. O desenvolvimento da linguagem tanto escrita como falada ocorre através da qualidade de interação com o adulto e do que este adulto pode instigar e oferecer a esta criança que está sedenta por saber, aprender.
É visível nos olhos da criança a sua alegria em escrever as primeiras letras, em escrever o seu nome. Apesar de vivermos uma era tecnológica a escrita à mão é e será imprescindível.
Andréia Scarpin Noetzold, professora da Pré escola na EMEI Vó Elmira Guilande – Ronda Alta/RS.
O texto me trouxe ainda mais clareza da importância da educação infantil de qualidade para a vida de uma criança, pois é desde muito cedo que o processo da leitura e escrita inicia, inicia-se antes mesmo do bebê nascer. Muitas das habilidades e dos estímulos, através das brincadeiras, que abordamos na Educação Infantil são significativos ao longo de todo o processo que é a leitura e escrita. O texto também abordou um fator que a algum tempo atrás pensávamos que iria sumir ao longo dos desafios tecnológicos, que é a escrita cursiva, e sabendo de sua importância para o desenvolvimento do pensamento e da memória, e de outras habilidades, isso com certeza será muito válido para um resgate de vários hábitos já não mais praticados com tanta vivacidade.
Ler e escrever são práticas indissociáveis, que despertam a estimulação cognitiva dos sujeitos. A escrita introduz os indivíduos no mundo da informação, da ciência, da tecnologia, da comunicação… O texto aborda a importância da escrita a mão, da letra cursiva, que desenvolve uma série de habilidades, tais como, a coordenação motora, a memorização, a atenção, o controle de movimentos e impulsos, tornando nosso cérebro mais ativo, uma vez que a escrita ativa suas áreas proporcionando o aumento do seu foco, a concentração e sistemas de memórias. Iniciar o treino da escrita com as crianças pequenas, por meio de práticas adequadas a sua faixa etária, é uma maneira de fortalecer estas habilidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais tão importantes para o desenvolvimento dos indivíduos em sua integralidade.
Sílvia Luciani Dóro
EMEI Arco-Íris, Ronda Alta-RS
Elisandra vizzotto, professora de 1º ano na E.M.E.F. Alderi Facchi e 4ºano da E.M.E.F. Mem de sá de Ronda Alta. Acho muito importante a escrita feita a mão , pois percebo que os alunos estão mais concentrados e com isso haverá mais facilidade do entendimento da atividade a ser desenvolvida.
A importância das habilidades precoce de leitura e escrita tem sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, são muito importantes na estimulação cognitiva,a importância de não abandonar a prática da escrita a mão , tanto no período escolar assim como ao longo de toda a vida, pois todas as emoções fazem parte da vida da criança, desde o primeiro rabisco no papel, até a escrita e leitura da primeira letra, ou palavra,Por isso ler e escrever são as tarefas mais importantes na estimulação cognitiva.Pois mapas conceituais e escritos melhora a atenção e memorização, pois para o cérebro leitura e escrita são desafios , e escrever a mão desenvolve a atenção nos detalhes das letras e palavras, além do treinamento de habilidades, e melhorar a atenção visual, são muitas habilidades envolvidas em uma simples escrita, a Importância da escrita a mão e também de uma ótima alfabetizadora no começo da vida escolar de um aluno.um alfabetizado com sensibilidade, sensatez,conhecimento, paciência…..O resultado: muitas realizações para toda sua vida de “mestre”. Seja um bom professor que lê.acolhe e ensina….Ai vai haverá bons frutos colhidos com seus pequenos. Esta é minha opinião pelo maravilhoso texto.E como já dizem:NINGUÉM JAMAIS SUBSTITUIRÁ O PROFESSOR…Muito obrigado Professor Rodrigo. Att…
Sou Márcia Roveda, trabalho na escola de Educação Infantil Arco íris, Ronda Alta.
Texto muito coerente, já na Educação Infantil, iniciamos esse processo de leitura e escrita, através do manuseio de livros e textos diversos.
Vejo que hoje, na era da tecnologia em que vivemos é um grande desafio, a leitura e escrita a mão, pois as crianças tem tantas possibilidades, mais fáceis ao seu alcance. Mas através do lúdico podemos mostrar o prazer dessa atividade.
Ângela Eliane Scarpin Toqueto, professora de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Guilad.
Como sou professora de Educação Infantil, a parte do texto em que se refere a está etapa como sendo de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos motor e sensorial para obter sucesso na escrita, me fez pensar mais uma vez a respeito da responsabilidades que temos em nossas mãos , Acredito sim que o contato desde cedo com a escrita, levando em conta a idade de cada criança e priorizando o lúdico fará com que ela se familiarize com o mundo letrado e com isso tenha um maior interesse pela leitura e escrita.
Na Educação Infantil, as crianças tem acesso à leitura e a escrita por meio da interações e brincadeiras. Nós professores somos agentes importantes, pois proporcionamos momentos de contato da criança com o livro e com outros meios que utilizam da linguagem escrita, assim serão proporcionados momentos em que as crianças são incentivadas a imaginar, a criar, a perguntar e a se comunicar desenvolvendo capacidades para toda a vida.
Dulce A. S. Bozetti, escolas Mem de Sá e Professora Alderi Facchi.
Estou me sentindo muito feliz ao ler este texto, pois a alfabetização é meu trabalho a mais de dez anos. E, neste tempo, tive oportunidade de estudar sobre o assunto aprimorando meu trabalho. A leitura deste texto vem confirmar o que tenho constatado e vivenciado com as turmas que já tive a felicidade de mediar o conhecimento. Posso dizer com propriedade que ao ler o que está escrito acima resume, em grande parte, o que é necessário saber sobre alfabetização e letramento antes de entrar em uma sala de aula para trabalhar com uma turma de alfabetização. Sou suspeita ao falar sobre esse tema, pois quem convive comigo sabe o grande amor que tenho pela alfabetização. Ver os olhinhos das crianças brilhando ao perceberem que estão lendo, conseguiram escrever sozinhos a palavra que tinham pensado ou a letra cursiva que depois de várias tentativas ficou linda é emocionante. Obrigado Professor por trazer para nossa formação um assunto tão importante para a educação.
Darciana Vizzotto – Escola Herculino Baldissarella
Com toda certeza a escrita permeia as mais distintas área do cérebro infantil. O ato de escrever deixa de ser apenas um ato mecânico e passa a ser algo com significado a medida que a criança amadurece seus sistemas de escrita. Ao trabalhar com a escrita, estimulamos todos os sentido dos pequenos. A medida que a criança descobre a escrita passa a formular hipóteses sobre ela, e desta forma inicia-se o processo de assimilação da escrita.
Com certeza, o estímulo cognitivo nas primeiras fases do desenvolvimento da criança são fundamentais para os avanços das etapas seguintes. Os estimulos devem ser apropriados e levando em conta a faixa etária da criança. Uma criança estimulada em todas as áreas adequadamente terá uma coordenação, um desenvolvimento social, emocional, motor satisfatório. Acredito que o sucesso da leitura e escrita vai além do simplesmente praticar, é um processo que se inicia no ambiente familiar e se estende para o ambiente escolar, através das vivências e oportunidades que proporcionamos a elas. A escrita é um processo de fundamental importância, pois, com ela desenvolvemos e aumentamos o poder da memorização, melhora a atenção, concentração, ativa uma área do cérebro que transforma nossas ideias em significados e depois em palavras e com isso chega -se ao processo da alfabetização de forma natural, lúdica e prazerosa.
Cátia Strada Frai- EMEF Professora Alderi Facchi- A leitura do texto me remete ao processo que estou vivenciando com minhas filhas, na alfabetização. É um processo importante e encantador, sendo nítido a importância do desenvolvimento cognitivo para a habilidade manual da escrita. Sendo professora de Educação Infantil, acredito também que a criança precisa, desde cedo ter contato com a escrita para se familiarizar com o mundo letrado, sempre sendo levado em consideração sua faixa etária e partindo de atividades lúdicas e de percepção do mundo que a cerca.
Muito coerente o texto! Trabalho com 2º Ano, crianças que estão em processo de alfabetização e a exploração das atividades manuscritas, em especial com letra cursiva são, na minha opinião, importantíssimas. Elas exercem uma importante função no desenvolvimento do pensamento, da linguagem, auxilia na memorização do que escrevemos, na compreensão, dando um maior significado àquilo que queremos expressar.
Enquanto lia o texto me lembrava do quanto os alunos “reclamam” de copiar alguma coisa do quadro e da dificuldade em conseguirem criar um mapa mental, prática essa que insisto em utilizar nas aulas de História e Geografia. Acredito que isso ocorra por nossos alunos serem de uma geração que quase nasce com o celular na mão ou com um notebook em sua frente, mas cabe a nós professores enfatizarmos e não deixar que caia no desuso a prática da escrita e da leitura, pois uma é o complemento da outro, uma auxilia na melhor aplicação e entendimento da outra, andam de mãos dadas para formar um cidadão mais consciente , que se expresse claramente e que vivencie as mais diferentes experiências seja através de um livro ou na vida real.
Marina de Jesus Ferreira – Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella – Ronda Alta/RS
Como Professora de Matemática, lendo o texto lembrei de uma fala minha ‘quanto mais praticarmos, mais aprenderemos’, ou seja, praticando a escrita cultivamos saberes.
Levando em conta a importância da escrita cursiva para nossa vida, através deste texto percebi mais pontos positivos em seu quesito, […] potencializa nossas habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais e que deve ser estimulada para melhores resultados educacionais e acadêmicos.
Então, não abandone sua escrita cursiva, e sempre que possível, a pratique!
Escola de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella – Ronda Alta – RS.
Muito bom o texto! Identifiquei com meu trabalho na alfabetização, pois acredito que a letra cursiva (letra de mão) é muito importante para o desenvolvimento e amadurecimento das habilidades necessárias ao processo de aprendizagem da leitura e escrita. A escrita cursiva estimula o pensamento, a linguagem e a memória. Acredita-se que quando a escrita está conectada, o pensamento também se conecta, aumentando a capacidade de atenção e interpretação.
Prof. Deise Ferronato- Escola HB e Escola Alderi Facchi
Sou professora da Escola Herculino Baldissarella, de Ronda Alta e penso que a Neurociência está estritamente ligada à aprendizagem, pois analisa como é que o nosso cérebro assimila conteúdos. E quanto mais aprendemos, mais conexões neurais formamos. A aprendizagem está relacionada aos estímulos que recebemos, por isso a importância de estudar a Neurociência para facilitar a aprendizagem de nossos alunos, pois o professor que promove estímulos corretos no momento certo possibilita o aluno integrar, associar, entender e aprender.
Sempre bom lembrar a importância da escrita à mão, pois não é somente uma ferramenta de comunicação, mas muito além disto, ela é de grande relevância para o desenvolvimento cognitivo das crianças e que influenciará no processo continuo de aprendizagem destes jovens.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarella – Ronda Alta/ RS
O presente texto relata e comprova, através de citações e estudos, sobre a importância da aprendizagem da leitura e da escrita, sendo estas consideradas as mais importantes relacionadas à estimulação cognitiva. Na era digital em que vivemos, é de fundamental importância nunca abandonar a escrita a mão cursiva pelos benefícios cognitivos que ela ativa no cérebro.
Penso que a Neurociência está estritamente ligada à aprendizagem, pois analisa como é que o nosso cérebro assimila conteúdos. E quanto mais aprendemos, mais conexões neurais formamos. A aprendizagem está relacionada aos estímulos que recebemos, por isso a importância de estudar a Neurociência para facilitar a aprendizagem de nossos alunos, pois o professor que promove estímulos corretos no momento certo possibilita o aluno integrar, associar, entender e aprender.
Tendo vista a inter- relação direta entre os processos cognitivos de leitura e escrita, a neurociência intensifica seus estudos relacionados a esses processos, visto que as correlações entre ambos estão se postergando cada vez mais. Nessa conjuntura, com o advento dos meios de comunicação no ambiente intra e extraclasse, incentivar e instigar os alunos na aquisição dessas habilidades o quanto antes no seu processo formativo é de suma importância, visto que inúmeras conexões cerebrais sãoo feitas e acionadas quando estimulamos o processo leitura/ escrita, culminando em um crescimento horizontal do aluno, tanto no âmbito cognitivo quanto no entendimento de ser agente transformador da sociedade em que se insere.
Claudiane Sarturi professora de educação infanltil EMEI Vó Elmira Guiland.
Nesta era digital, existe a grande preocupação em como fazer nossos pequenos despertarem interesse na escrita a mão, considerando todos os aspectos de desenvolvimento cognitivo e habilidades que esta proporciona, nós professores nos vemos diante de mais um desafio. O texto nos mostra a grande importância de estimular a corporeidade na educação infantil e o quanto esse estímulo é favorável ao aprendizado futuro da leitura e escrita.
Sou Professora Cleonice Wisniewski Soares dos Anjos da Escola Vó Elmira Guiland da cidade de Ronda Alta.
Lendo este texto volto no tempo da alfabetização. Lembro de como as primeiras palavras foram difíceis de serem formadas. Após esse processo tudo fica mais claro e passamos a ler e a escrever. A escrita a mão é muito importante, uma das habilidades que aprendemos na infância e nos acompanha até os dias de hoje, mesmo que a tecnologia tenha tirado um pouco o seu espaço. Ajuda na memorização. Ao escrevermos á mão temos a possibilidade de expressar idéias e sentimentos.
Siriane Cadore Marcon, EMEI Arco-Íris, Ronda Alta-RS.
A leitura do texto me remeteu à minha alfabetização, onde aprender escrever “emendado” era meu maior sonho. Ainda lembro com detalhes a letra de minha primeira professora e a forma como ela escrevia no quadro, sempre me espelhava em seus movimentos para tentar fazer como ela.
Hoje, na condição de professora, vejo esse processo como fundamental no desenvolvimento cognitivo da criança, pois, no meu ponto de vista e escrita manual estimula a criança a prestar mais atenção na linguagem escrita. Apesar dos meios digitais estarem muito presente em nosso meio, ter uma boa habilidade manual, ter o hábito de usar papel, lápis e caneta ainda se faz muito necessário em nossas escolas, pois essa prática tem uma relação direta com o desenvolvimento da memória e da criatividade.
Neste sentido, acredito ser muito importante proporcionar momentos de contato com o mundo escrito para a criança desde pequena, já na Educação Infantil, para que ela possa ir se familiarizando com o mundo letrado.
A escrita é a mais pura expressão daquilo que pensamos, porém algumas situações nos limitam a falar. Realmente, o papel suporta tudo! Suporta um desabafo, suporta um pensamento engasgado, mas também suporta aquela ideia tão reprimida, porém cheia de vida! É mágico ver nossos alunos produzindo pensamento e opiniões através do lápis e papel. As conexões neurais produzidas por este ato, vão além de um ato mecânico. É a construção de um saber. Saber o que quero dizer. Através da escrita, o aluno apresenta seus grafemas de forma exclusiva, como se fosse uma marca. E também pela escrita constrói a mais perfeita relação letra/fonema. A escrita demonstra personalidade, pensamento e habilidade. Até mesmo aquele que não é dotado de uma bela caligrafia, tem sua auto estima melhorada, quando percebe seu progresso na arte de escrever ideias.
Sou Jovilde da escola Vó Elmira do Município de Ronda Alta. Escrever as coisas manualmente nos ajuda a usar a informação. Os benefícios da memória da escrita manual podem ser observadas diariamente. Sabe se que a uma tendência a desvalorizar a escrita a mão devido às novas tecnologias e não dando.mais importância a escrita.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Alderi Facchi-Ronda Alta-RS. A leitura deste texto nos leva a perceber a importância do aprendizado e incentivo a escrita feita com as próprias mãos uma vez que esta prática tem grande efeito no desenvolvimento cognitivo. Também é importante lembrar que nos dias atuais temos que tomar cuidado para que o mundo digital, tão atrativo e de fácil acesso, leve embora experiências significativas de aprendizagem e possa causar efeitos no desenvolvimento do cérebro dos alunos. O incentivo a estas práticas manuais de escrita deve ser proporcionado para criança desde pequena uma vez que proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades tanto na motricidade, na cognição, como no aspecto social e também no emocional como cita o texto. Sendo assim, precisamos enquanto educadores proporcionar tanto estímulos através de diferentes vivências ou experiências as nossas crianças, sempre adaptadas de acordo com a idade para que ela possa ampliar suas aprendizagens e desenvolver-se.
Me Chamo Tatiana e sou professora da EMEI ARCO ÍRIS. Gostei muito do texto, a escrita eh uma herança cultural, porém muitas vezes o ato de ler e escrever não eh mais uma atividade muito apreciada pelos alunos devido a tecnologia . A leitura deve ser incentivada e estimulada desde cedo.
Pamela M. Dalponte, EMEI Arco-Íris, Ronda Alta.
Fazendo a leitura do texto, fica claro a importância da escrita a mão pois promove atenção nos detalhes das letras e palavras, concentração e a memorização do que está sendo escrito.
Me chamo Jaqueline sou professora de educação infantil na EMEI Arco íris de Ronda Alta e ao ler este texto achei muito interessante as colocações sobre como a escrita nós torna melhores leitores e que com a era tecnológica estamos deixando de escrever à mão.Nesta época de pandemia onde tive que me reinventar e digitar meus planos de aula ainda tenho o hábito de escrever todo o plano em um caderno de rascunho porque me parece que consigo me expressar melhor.Me parece que a função da escrita que era delegada à escola está desaparecendo e dando lugar a formas artificiais para seu ensino e a responsabilidade de mostrar a sua importância do seu papel na nossa sociedade é do professor.Como o próprio professor Rodrigo citou não podemos desmerecer milênios de existência da letra escrita à mão.Muito importante a fala em que ao escrevermos à mão retemos mais informações,havendo uma maior lembrança do que escrevemos comparado a quando fazemos uma digitação.
Diana D. de Moraes Mahtos, Emei Vó Elmira Guiland, Ronda Alta – RS.
Acho lindo e delicado escrever à mão, desde criança gostava de observar as letras das professoras e de outras pessoas, quando via uma letra bonita eu tentava copiar.
A leitura também é encantadora, juntar letras e formar palavras com sentido. E que bonito é ver uma criança que está aprendendo a ler. Quanto mais lermos melhores escritores seremos, e quanto mais escrevermos melhores leitores seremos.
Vale lembrar das brincadeiras como treinos, a paráfrase: “o ato motor precede o ato mental”, e também quando fala sobre o autocontrole que a escrita à mão propicia que pode se expandir para outras áreas da nossa vida.
Ótimo texto!
Sou professora da EMEI Vó Elmira Guiland e achei super válido ressaltar a importância que a aprendizagem precoce de habilidades de leitura e escrita tem no desenvolvimento cognitivo e social além das vantagens da escrita à mão tanto durante a fase de alfabetização e letramento quanto para toda a vida.
Ronda Alta – RS
Andréia Roberta Roveda Tremea, EMEI Arco-Íris, Ronda Alta.
Muitas vezes as primeiras palavras, o início da escrita iniciam nas salas de educação infantil.
E como etapa fundamental na construção do ser, deve-se aprimorar estas habilidades, seja através de brincadeiras, exploração de livros e materiais variados além de garantir vivências diversificadas e de maneira lúdica para que a criança possa se desenvolver contínua e sequencialmente.
Percebe-se que o uso indiscriminado das tecnologias vem muitas vezes substituindo as práticas necessárias para a construção integral do aprendizado.
Sou Lisiane Teresinha Trindade, Escola Vó Elmira Guiland, Ronda Alta – RS
Lendo o texto percebemos a importância fundamental da escrita a mão no desenvolvimento de várias áreas do cérebro, tendo em vista essa importância, a escola é fundamental para que a criança desenvolva a escrita de forma manual. É através da escrita que memorizamos mais, que aprendemos a nos concentrar e entender o que se escreve, principalmente aprendemos a ter auto controle. O texto nos mostra que é imprescindível continuarmos com a escrita a mão e a leitura nas futuras gerações, mesmo estas estarem conectadas com os mais variados aparelhos eletrônicos e informações que estes oferecem.
Com certeza escrever a mão ativa a memória porque transforma a ideia em significados e depois em palavras. Quando escrevemos estamos criando um caminho que exige concentração, alivia stress ou então acalma o cérebro, aumenta a compreensão de aprendizagem, estimula a criatividade… Não podemos perder esse foco com as crianças diante das tecnologias atuais.
Professora Graciele Lasta da EMEI Vó Emira Guiland, da cidade de Ronda Alta.
Com a leitura do texto, fez me recordar e faz sentido, quanto a escrita cursiva a mão, que permite o estímulo para o cérebro, quanto o aprimoramento da memória, pois lembro que através da escrita cursiva a mão, acabava memorizando os conteúdos. São de grande importância a escrita cursiva a mão e a leitura, habilidades que devem ser estimuladas, pois são muitos os benefícios que são desenvolvidos através dos mesmos.
Sou a professora da Emei Arco-íris da cidade de Ronda Alta-Rs. Com a leitura deste material pude perceber e resgatar a grande importância da aprendizagem precoce da leitura e escrita para o desenvolvimento cognitivo, destacando que uma precisa da outra, pois ambas interagem e precisam andar juntas. Outro aspecto relevante que muitas vezes não paramos para pensar mas que faz muito sentido é relacionado a escrita cursiva a mão, que permite não só um estímulo para o cérebro, já que quando estamos concentrados para escrever, aumentamos o foco, desenvolvemos a atenção e aprimoramos a nossa memória.
Excelente texto, vou compartilhar com colegas. Parabéns!
Gabriela Berdoncello, professora na EEEF Herculino Baldissarella e EMEF Alderi Facchi.
A necessidade de usar a escrita a mão é muito grande em nossas crianças nos dias atuais, pois estão conectados a um mundo virtual e também tecnológico que lhes possibilita usar meios mais fáceis para a escrita e acabam abandonando a escrita a mão, ainda mais agora em meio a uma pandemia que estamos vivenciando onde as aulas são realizadas a maioria via telefone ou computador, a falta da aula presencial onde é o lugar que mais exercitam essa escrita a mão é gritante, pois perdem o hábito de praticar o traçado das letras e de escrever corretamente.
Ótimo texto, parabéns
Lendo o testo me remete a pensar que o desafio do Educador aumenta diante do.mundo em descoberta no cérebro da vida das crianças pelos enormes benefícios, e percebe-se q o grau aumenta a cada etapa dominado e leva a sempre dar um passo a mais neste evolução saudável até chegar ao auge deste domínio vitorioso somos despertadores de sonhos imaginários reais com pés no chão , atitudes exemplares nesta grande diversidade posta aí para usufruir a cada dia por todos independente da faixa etária infinita, nada é estanque e um passo a cada dia cria se um hábito legal e prazeroso .
Ângela Eliane Scarpin Toqueto, professora de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Guilad.
Como sou professora de Educação Infantil, a parte do texto em que se refere a está etapa como sendo de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos motor e sensorial para obter sucesso na escrita, me fez pensar mais uma vez a respeito da responsabilidades que temos em nossas mãos , Acredito sim que o contato desde cedo com a escrita, levando em conta a idade de cada criança e priorizando o lúdico fará com que ela se familiarize com o mundo letrado e com isso tenha um maior interesse pela leitura e escrita.