Descrição
Educação é uma das áreas que mais aporte está recebendo das Neurociências. Com o entendimento dos processos neurais e cognitivos podemos auxiliar no gerenciamento das emoções e sentimentos e promover aprendizagens. As Neurociências e Ciências Cognitivas estão revolucionando as formas como motivamos nossos filhos, a maneira como direcionamos seu desenvolvimento, diminuindo os efeitos deletérios do estresse e construindo sentimentos de maneira positiva e permanente.
O livro “Compreendendo e aplicando as neurociências na educação” caminha inicialmente traçando paralelos entre as teorias interacionistas e o natural advento das interfaces entre Neurociências e Educação, bem como, propõe a tese da possibilidade de diálogo entre a Psicologia Evolucionista, área que emerge da biologia evolutiva, e a Educação, culminando com o pensamento da Mente do tipo catedral, uma elegante teoria sobre o desenvolvimento filogenético (evolutivo) e ontogenético (do ser) e sua hipótese para o funcionamento da mente moderna.
A partir de uma visão sistêmica e holística sobre o organismo humano, o livro traz saberes básicos sobre as interações entre o herdado e o adquirido do comportamento humano e aprendizado, e explica a estrutura e funcionamento do tecido nervoso para então discutir algumas ideias de como esses conhecimentos podem impactar nos nossos hábitos alimentares e emocionais, bem como, na crítica aos diagnósticos enviesados dos transtornos mentais, em especial os transtornos do humor, neurocomportamentais e do espectro autista, assim como, o uso abusivo de psicofármacos. Também analisa as relações entre neuroplasticidade e aprendizagem.
O livro tem seu ponto elucidativo maior ao demonstrar as alterações do sistema nervoso decorrentes do desenvolvimento normal e alterado, mudanças no tecido nervoso e em áreas especificas do encéfalo, mostrando as relações dessas alterações com o sistema hormonal, a importância dos diferentes contextos de brincadeira e o papel da psicomotricidade no desenvolvimento neural e cognitivo. Discute os diferentes tipos de memórias e como estas se organizam ao longo do tempo. Estas explicações são importantes guias na compreensão do desenvolvimento nos diferentes estágios da infância e adolescência.
Ao longo do texto o leitor terá uma visão das possibilidades de aplicação dos conhecimentos em neurociências e educação para diferentes capacidades e situações, tais como, emoções, motivação e autorrealização, comportamentos sociais, distúrbios da conduta e controle dos impulsos.
Encare este desafio e aproveite as sugestões de como promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes de acordo com os mais recentes estudos das Neurociências e objetivando se apropriar de conhecimentos básicos de dessa área do conhecimento e algumas facetas da sua aplicação aos contextos educacionais, propiciando a Autorrealização e a Satisfação frente à Vida para professores/professoras, alunos/alunas.